Uma câmera térmica localizada a 250 metros de distância de uma abertura vulcânica ativa capturou o vídeo acima que mostra a lava derretida sendo expelida do vulcão Stromboli da Itália.
A câmera usada aqui detecta o calor, permitindo que se rastreie com facilidade as partículas vulcânicas quentes e suas trajetórias. Coletando imagens a cada 1/200 do segundo, a câmera produz uma série de imagens que podem ser colocadas de forma integrada no vídeo acima.
O vídeo foi um produto de um equipamento testado no vulcão no final de 2012. Um pacote de instrumentos novos e mais fáceis de serem utilizados, desenhados pelos cientistas como parte do projeto ClerVolc, consiste de um conjunto de sensores baseados em terra que inclui esse tipo de câmera térmica. Combinados, os sensores medem os comprimentos de onda através de todo o espectro eletromagnético.
Os dados desses sensores podem ajudar os pesquisadores a rastrearem as partículas, à medida que elas são expelidas pelas aberturas vulcânicas. O conhecimento detalhada de qual a velocidade com a qual essas partículas se movem, suas densidades, e suas taxas de emissão das aberturas em erupção, ajudarão os pesquisadores a prepararem melhor as comunidades que sofrem com as plumas vulcânicas geradas durante as erupções.
Fonte:
http://earthsky.org/earth/video-thermal-images-of-lava-spewing-from-an-erupting-volcano