Calibração de Instrumento do SDO Gera Arte com as Imagens do Sol

Se por acaso alguém foi conferir a página na internet do Solar Dynamics Observatory atrás de alguma atualização sobre como as coisas andam com o Sol, notaram que algumas imagens pareciam deslizar pela tela. Isso ocorreu no dia 27 de Outubro de 2010 pelo fato da equipe que controla o instrumento AIA (Atmopheric Imaging Assemby) ter realizado algumas manobras de calibração do instrumento onde o AIA é movimentado para longe do centro do Sol. Quando as imagens são então centradas novamente algumas delas apresentam linhas na borda da imagem, criando dessa maneira uma certa forma de arte com as imagens do Sol. Por pouco tempo algumas pessoas que acessaram a página puderam desfrutar dessas imagens que mais tarde foram corrigidas dentro da base de dados.

O SDO faz imagens do Sol em diferentes comprimentos de onda, que tem como objetivo destacar diferentes feições. Na página inicial do SDO no Facebook a equipe escreveu: “Parece que o processo de centrar novamente as imagens está copiando o valor na borda do campo de visão além do zero enquanto a imagem está sendo deslocada para o centro da figura”.

E mesmo que pensassem que as imagem seriam arrumadas, eles não foram capazes de arrumar o problema completamente. A informação que é perdida nas imagens não pode ser recuperada pois o instrumento não foi apontado para o Sol no momento em que a imagem foi feita.

Fonte:

http://www.universetoday.com/76688/spacecraft-calibrations-provide-unique-solar-artwork/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo