fbpx

Cada Vez Maiores

potw1420a


observatory_15010541Um pequeno grupo de pessoas junta-se ao pé dos telescópios para ver cair a noite no Observatório do Paranal do ESO, no Chile. Para a maioria das pessoas o pôr do Sol marca o fim do dia de trabalho – a altura de descansar. No entanto, aqui não; de noite é quando o trabalho principal é executado, com um céu nocturno límpido como mesa de trabalho.

O grupo de pessoas parece pequeno quando comparado com os telescópios à esquerda. Estas cúpulas acolhem  os quatro Telescópios Auxiliares de 1,8 metros de diâmetro que fazem parte do Very Large Telescope (VLT). Mas o verdadeiro gigante da imagem encontra-se ainda mais à esquerda; se os Telescópios Auxiliares fazem com que as pessoas pareçam minúsculas, o Telescópio Principal do VLT que aparece na imagem faz com que pareçam formigas. O VLT conta com quatro destes telescópios de 8,2 metros, telescópios estes que se encontram entre os maiores do planeta.

No entanto, se pensa que estes telescópios são grandes, espere pelo European Extremely Large Telescope (E-ELT), que deve entrar em funcionamento no início dos anos 2020. O seu espelho terá o incrível diâmetro de 39 metros! Olhando para o futuro, o ESO continuará a dar ao mundo olhos virados para o céu cada vez maiores e melhores.

Fonte:

http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1420a/


alma_modificado_rodape10531

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.