O Telescópio Espacial Spitzer da NASA realizou imagens desta galáxia enrolada com um objeto como se fosse um olho no seu centro. O “olho” no centro da galáxia é na verdade um monstruoso buraco negro envolvido por um anel de estrelas. Nessa imagem de infravermelho colorida do Spitzer, a área ao redor do buraco negro invisível é azul e anel de estrelas se apresenta em branco. A galáxia, chamada de NGC 1097 e localizada a 50 milhões de anos-luz de distância da Terra é uma galáxia do tipo espiral como a Via Láctea, com grandes braços espirais de estrelas.
O buraco negro é enorme, com aproximadamente 100 milhões de vezes a massa do Sol e está engolindo gás e poeira. Para comparação o buraco negro que habita o centro da Via Láctea possui uma massa de alguns milhões de sóis.
A imagem abaixo mostra a região central com 5500 anos-luz de diâmetro da NGC 1097. Nessa região mais de 300 regiões de formação de estrelas – os pontos brancos na imagem – são distribuídas ao longo do anel de poeira e gás. No centro está a fonte brilhante onde o núcleo ativo da galáxia e o buraco negro supermassivo estão localizados.
Fonte: