fbpx

Buraco Negro Monstruoso Identificado em Galáxia Distante

O Telescópio Espacial Spitzer da NASA realizou imagens desta galáxia enrolada com um objeto como se fosse um olho no seu centro. O  “olho” no centro da galáxia é na verdade um monstruoso buraco negro envolvido por um anel de estrelas. Nessa imagem de infravermelho colorida do Spitzer, a área ao redor do buraco negro invisível é azul e anel de estrelas se apresenta em branco. A galáxia, chamada de NGC 1097 e localizada a 50 milhões de anos-luz de distância da Terra é uma galáxia do tipo espiral como a Via Láctea, com grandes braços espirais de estrelas.

O buraco negro é enorme, com aproximadamente 100 milhões de vezes a massa do Sol e está engolindo gás e poeira. Para comparação o buraco negro que habita o centro da Via Láctea possui uma massa de alguns milhões de sóis.

A imagem abaixo mostra a região central com 5500 anos-luz de diâmetro da NGC 1097. Nessa região mais de 300 regiões de formação de estrelas – os pontos brancos na imagem – são distribuídas ao longo do anel de poeira e gás. No centro está a fonte brilhante onde o núcleo ativo da galáxia e o buraco negro supermassivo estão localizados.


Fonte:

http://www.stumbleupon.com/su/37QrYJ/www.dailygalaxy.com/my_weblog/2010/07/distant-galaxy-observed-with-a-black-hole-100-million-x-the-mass-of-our-sun-.html/r:t

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .