Com certeza não será fácil esquecer o que aconteceu com a plataforma de petróleo Deepwater Horizon no Golfo do México, além das vidas perdidas do prejuízo econômico para empresa envolvida, um desastre ecológico sem precedentes. Mas o que deu errado? Quem, ou melhor o que foi responsável por tudo isso?
Aqui é possível ver o famoso BOP, sigla para Blow Out Preventer, que nada mais é que um equipamento utilizado para prevenir blow outs em poços de petróleo, ou seja explosões.
Nas imagens aqui reproduzidas é possível ver o tamanho do equipamento e tentar entender um pouco o motivo da dificuldade de conter o vazamento. Esses equipamentos, como tudo na indústria do petróleo possuem tamanhos monstruosos, basta comparar com as pessoas ao redor do equipamento no momento que ele é içado para o navio plataforma Q4000. Esse equipamento, quando está em operação no fundo do mar suporta pressões altíssimas da ordem de 15000 psi.
O importante com a chegada desse equipamento ao navio é que todos os poços ligados a plataforma inclusive o poço onde ocorreu o vazamento está fechado e morto. A empresa BP em uma notificação a imprensa que ser encontrada aqui, garante que não existe mais risco de vazamento na região.
Abaixo pode-se conferir também um vídeo sobre a operação que içou o equipamento do fundo do Golfo do México. Com isso será possível estuar o BOP e entender o que realmente aconteceu. Um fim relativamente feliz para uma situação que em determinados momentos estava totalmente fora de controle.
[youtube width=”739″ height=”615″]http://www.youtube.com/watch?v=qlRyAypvIBw[/youtube]
Fonte: