fbpx

Belo Pôr-do-Sol Divide os Céus na Califórnia

Esse pôr-do-Sol dividido foi registrado em Ponto Beach perto de Carlsbad no sul da Califórnia em 24 de Janeiro de 2012. A coloração avermelhada das nuvens do tipo cirros na metade direita da imagem poderia sob certas circunstâncias resultar do fato de que as nuvens estão mais altas no céu e assim elas ainda capturam alguns raios solares. Contudo, todas as nuvens na imagem acima parecem estar a aproximadamente na mesma altitude. Aparentemente a única diferença é que metade da imagem é muito mais avermelhada que a outra metade. Mas o que poderia causar isso? A razão está ligada com as sombras. Como mostrado no diagrama abaixo, a luz direta do Sol fica cada vez mais avermelhada à medida que a sua trajetória aumenta, brilhando assim em algumas das nuvens, mas a sombra gerada pela grande nuvem branca e ovalada, que impede que a luz do Sol diretamente alcance as nuvens. Somente o céu azul alcança as menores nuvens dentro da sombra, assim elas aparecem com uma coloração azul ou cinza. Na essência, quanto maior a nuvem maior é o raio crepuscular gerado por ela. Mantenha seus olhos sempre atentos para o céu, nunca sabemos as surpresas que nos aguardam.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/02/split-sunset.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.