Imagem Mostra Avalanche Em Marte

A imagem acima de Marte foi feita pela câmera HiRISE e mostra duas avalanches na região polar norte do Planeta Vermelho. A equipe da HiRISE conseguiu sem muita dificuldade delimitar toda a avalanche na coleção de imagens obtidas pela câmera em 2008. As imagens da esquerda mostram o contexto de onde a avalanche ocorreu e delimita qual a área que será mostrada na imagem da direita.

As nuvens de poeira produzidas pelas avalanches são imensas. A nuvem mostrada na imagem superior mede cerca de 180 metros de diâmetro e se estende por aproximadamente 190 metros a partir da base do desfiladeiro. As sombras para a parte inferior esquerda de cada imagem indicam que essas feições são nuvens de poeira e nada estranho na superfície de Marte.

O desfiladeiro em particular que é mostrado na imagem tem mais de 700 metros de altura e seu talude tem uma inclinação de 60 graus em determinadas áreas. A parte superior esquerda dessas imagens mostram o dióxido de carbono congelado que ainda cobre o topo das escarpas.

É importante que nós possamos aprender como e por que esses processos geológicos funcionam de modo que assim podemos ter uma imagem precisa de como Marte se evoluiu e como ele parecia no passado. Se nós conseguirmos entender o ambiente do passado de Marte nós podemos melhor determinar se Marte foi em algum momento da sua história um planeta mais hospitaleiro para o desenvolvimento da vida e nós podemos assim usar essa informação para determinar como o ambiente é atualmente em Marte e como será no futuro.

Fonte:

http://www.marstravel.org/2012/03/mars-photo-of-day-mar-26-2012.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.