fbpx

Auto-Retrato do Rover Curiosity da NASA No Local de Sua Primeira Perfuração – O Afloramento John Klein

725557main_pia16764-43_946-710

observatory_150105Essa versão retangular do auto-retrato do Rover Curiosity da NASA combina dezenas de exposições feitas com o instrumento chamado Mars Lens Imager, ou MAHLI, durante  o centésimo septuagésimo sétimo dia de trabalho do Rover em solo marciano, ou Sol 177, que correspondeu ao dia 3 de Fevereiro de 2013.

O rover está posicionado num pedaço plano de um afloramento chamado John Kelin, local esse que foi selecionado como o local para a realização da primeira atividade de perfuração do rover no solo de Marte. O auto-retrato foi adquirido para documentar o local da perfuração.

O braço robótico do rover não aparece nesse mosaico. O instrumento MAHLI, que fez as imagens que compõem esse mosaico está montado numa torre de instrumentos localizada na parte terminal do braço. Movimentos semelhantes aos movimentos do punho humano e as rotações da terreno braço permitiram que o MAHLI adquirisse as imagens que geraram esse belo mosaico.

A empresa Malin Space Science Systems, em San Diego, desenvolveu, construiu e opera o MAHLI. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia, gerencia o projeto Mars Science Labiratory e a missão do Rover Curiosity para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O rover foi desenhado e montado no JPL, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia também localizado em Pasadena na Califórnia.

Fonte:

http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/multimedia/pia16764.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo