Ao analisar os dados do satélite Gaia da ESA, os astrônomos detectaram dois novos aglomerados abertos jovens de estrelas. Os novos aglomerados, designados Casado 82 e Casado-Hendy 1, estão localizados em um grupo primordial próximo de aglomerados abertos.
Aglomerados abertos (OCs), formados a partir da mesma nuvem molecular gigante, são grupos de estrelas fracamente ligadas gravitacionalmente umas às outras. Até agora, mais de 1.000 deles foram descobertos na Via Láctea, e os cientistas ainda estão procurando por mais, na esperança de encontrar uma variedade desses agrupamentos estelares. Expandir a lista de aglomerados abertos galácticos conhecidos e estudá-los em detalhes pode ser crucial para melhorar nossa compreensão da formação e evolução de nossa galáxia.
A uma distância de cerca de 5.900 anos-luz, o NGC 6871 é um OC jovem, grande e rico com alguma subestrutura e pelo menos dois núcleos. Observações anteriores deste aglomerado descobriram que ele faz parte do grupo primordial HC de OCs – um complexo de formação de estrelas contendo vários jovens OCs, incluindo Teutsch 8, FSR 198 e Biurakan 2.
Recentemente, uma equipe de astrônomos liderada por Juan Casado, da Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha, investigou esse grupo primordial de OCs analisando os dados do Data Release 3 (DR3) da missão Gaia, a fim de lançar mais luz sobre suas propriedades. Como parte deste estudo, eles descobriram dois novos OCs.
“O objetivo inicial do presente trabalho era revisitar o grupo primordial de NGC 6871 a fim de aproveitar os resultados do Gaia DR3 para obter uma melhor caracterização deste complexo de formação estelar e dos aglomerados de componentes individuais. Ao fazer isso, identificamos dois novos OCs (Casado 82 e Casado-Hendy 1) que caracterizamos em detalhes”, explicaram os pesquisadores.
Os dois novos OCs contêm 39 estrelas membros cada e estão localizados a cerca de 6.200 anos-luz de distância. Suas velocidades radiais foram medidas em torno de -23 km/s. Os raios de Casado 82 e Casado-Hendy 1 foram calculados em 9 e 8.1 minutos de arco, respectivamente.
O estudo descobriu que Casado 82 tem aproximadamente 6.6 milhões de anos, enquanto Casado-Hendy 1 é cerca de 300.000 anos mais jovem. A massa total de Casado 82 foi estimada em 85 massas solares , o que é cerca de oito massas solares menor do que no caso de Casado-Hendy 1.
Quando se trata de abundâncias de metais, os resultados indicam que elas são muito semelhantes para os dois OCs – em um nível de 0.015 e 0.017 para Casado 82 e Casado-Hendy 1, respectivamente. Observou-se que esses valores são próximos aos do sol e também sugerem uma composição semelhante dos dois aglomerados.
Além disso, a pesquisa descobriu que todos os membros do grupo primordial HC que contém Casado 82 e Casado-Hendy 1 nasceram no mesmo complexo de formação estelar. Os resultados também mostram que o NGC 6871 parece estar se desintegrando, e os membros do grupo primordial parecem estar se dispersando rapidamente.
Resumindo as descobertas, os autores do artigo observaram que a detecção de Casado 82 e Casado-Hendy 1 sugere que muito mais novos OCs podem ser descobertos em um futuro próximo, analisando os dados do Gaia.
Fonte: