Marte em Alta Resolução

Depois do Valles Marineris, Ma’adim Vallis é um dos maiores canions de Marte. A região localizada a sudeste do  Ma’adim Vallis foi fotografada em 24 de dezembro de 2008. As imagens são centradas nas coordenadas 29°S e 182°E, e possui uma resolução de 15 m/pixel.

O  Ma’adim Vallis está localizado entre as regiões vulcânicas de Tharsis, a qual possui 4 vulcões, incluindo o maior do sistema solar, e a planície de impacto Hellas Planitia. O canion, com 20 km de largura e 2 km de profundidade, origina-se nas terras altas do sul, próximo a borda dicotômica (região que divide o planeta Marte nos planaltos do sul e nas planícies do sul) e termina na cratera Gusev.

A imagem cobre uma região de 138 x 70 km, do tamanho da ilha de Chipre. Uma borda marcante é visível no centro, dividindo o material negro da região oeste do material brilhante da região leste. Os cientistas suspeitam que essas feições são similares as bordas geradas em derramamentos basálticos.

Cadeias de montanhas podem ser observadas na superfície do derramamento. Elas são normalmente formadas por forças compressivas.

Ao norte pode ser vista uma cratera, com quase 20 km de diâmetro. Ela está parcialmente preenchida com lava, o que indica que ela deve ter se formado antes do derramamento. Uma cratera menor com 7km de diâmetro, localizada ao sul da borda da cratera maior deve ter se formado pouco depois, pois pode ser observado um cobertor de ejeção, esse tipo de feição normalmente é formado por material rico em gelo ejetado durante o impacto.

Uma feição linear com mais de 200 km de comprimento divide a imagem próximo ao centro. Essa feição pode ser associada com o crescimento da região vulcânica de Tharsis no nordeste. O crescimento dessa região pode ter criado muita tensão na crosta a qual foi aliviada quando as zonas de fraturas se formaram, criando assim o vale.

As cenas coloridas forma derivadas dos três canais coloridos HRSC e do canal nadir. As vistas em perspectivas foram calculadas a partir do modelo digital de terreno derivado de canais estéreos. O anáglifo foi calculado a partir do canal nadir e de um canal estéreo. As imagens preta e branca de alta resolução foram derivadas do canal nadir, as quais fornecem grandes detalhes de todos os canais.

Mapa geral da região Ma'adim Vallis.
Mapa geral da região Ma'adim Vallis.
marte_01
Close na região Ma'adim Vallis, orto-imagem.
Close na região  Ma'adim Vallis, vista em perspectiva.
Close na região Ma'adim Vallis, vista em perspectiva.
Close na região Ma'adim Vallis
Close na região Ma'adim Vallis
Close na região de  Ma'adim Vallis, vista em perspectiva.
Close na região de Ma'adim Vallis, vista em perspectiva.
Close na região de  Ma'adim Vallis, vista em perspectiva.
Close na região de Ma'adim Vallis, vista em perspectiva.
Close na região de Ma'adim Vallis, com as anotações da vista de nadir.
Close na região de Ma'adim Vallis, com as anotações.
Close na região de  Ma'adim Vallis, vista nadir.
Close na região de Ma'adim Vallis.
Close na região de  Ma'adim Vallis, composição em 3 cores.
Close na região de Ma'adim Vallis, composição em 3 cores.

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.