As Velhas e Dobradas Planícies Vulcânicas de Mercúrio

Essa imagem faz parte do mosaico do mapa base global gerado com os dados do instrumento MDIS durante o primeiro ano da sonda MESSENGER na órbita de Mercúrio. A imagem mostra uma região de planícies vulcânicas suaves, que foram muito modificadas pelas estruturas tectônicas conhecidas como cadeias de dobras. Ocorrendo na Lua e em Marte, bem como em Mercúrio, as dobras de cadeia são feições baixas e sinuosas que se formam quando a lava esfria e ocorre a subducção, fazendo com que a crosta se contraia horizontalmente. Essas feições são frequentemente encontradas ao redor de anéis de crateras enterradas, formando nesse caso dobras de cadeias circulares como essas que podem ser vistas na parte central direita da imagem.

Enquanto o planeta mais interno do Sistema Solar abriga milhares de cadeias de dobras, elas são por sua vez confinadas nas planícies suaves e são morfologicamente diferentes das falhas maiores e mais longas que constituem os cinturões de empurrão e dobramento de Mercúrio. Estudando como as diferentes feições são distribuídas através de Mercúrio, os cientistas da MESSENGER podem começar a documentar em detalhe como o planeta tem se deformado com o decorrer do tempo.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=834

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.