fbpx
26 de dezembro de 2024

As Tempestades da Região Norte de Júpiter

Essa imagem que teve suas cores realçadas, foi feita no dia 16 de Dezembro de 2017, às 15:47, hora de Brasília, quando a sonda Juno realizava seu décimo sobrevoo por Júpiter. No momento da imagem, a sonda estava a 8787 quilômetros de distância do topo das nuvens do planeta na latitude de 38.4 graus norte. A imagem mostra o cinturão polar norte de Júpiter.

O cientista cidadão Björn Jónsson processou essa imagem usando dados obtidos pela JunoCam. Essa imagem foi processada a partir dos frames brutos da JunoCam removendo os efeitos de iluminação global. Jónsson então aumentou o contraste e a cor de feições de pequena escala. A imagem também foi cropada.

Num primeiro olhar, a imagem parece ser do sul de Júpiter, as imagens brutas foram obtidas quando a sonda estava sobre o hemisfério norte do planeta, olhando para o sul, potencilamente causando o sentido de desorientação de quem está observando. A geometria da cena pode ser explorada usando o momento em que a imagem foi feita e onde estava a sonda Juno, usando para isso o aplicativo da NASA, chamado de Eyes on the Solar System.

As imagens brutas da JunoCam estão disponíveis para que qualquer possa processá-las em:

www.missionjuno.swri.edu/junocam          

Mais informações sobre a Juno podem ser encontradas visitando:

https://www.nasa.gov/juno e http://missionjuno.swri.edu   

Créditos da Imagem: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Björn Jónsson

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/jupiter-s-stormy-north

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo