As Tempestades da Região Norte de Júpiter

Essa imagem que teve suas cores realçadas, foi feita no dia 16 de Dezembro de 2017, às 15:47, hora de Brasília, quando a sonda Juno realizava seu décimo sobrevoo por Júpiter. No momento da imagem, a sonda estava a 8787 quilômetros de distância do topo das nuvens do planeta na latitude de 38.4 graus norte. A imagem mostra o cinturão polar norte de Júpiter.

O cientista cidadão Björn Jónsson processou essa imagem usando dados obtidos pela JunoCam. Essa imagem foi processada a partir dos frames brutos da JunoCam removendo os efeitos de iluminação global. Jónsson então aumentou o contraste e a cor de feições de pequena escala. A imagem também foi cropada.

Num primeiro olhar, a imagem parece ser do sul de Júpiter, as imagens brutas foram obtidas quando a sonda estava sobre o hemisfério norte do planeta, olhando para o sul, potencilamente causando o sentido de desorientação de quem está observando. A geometria da cena pode ser explorada usando o momento em que a imagem foi feita e onde estava a sonda Juno, usando para isso o aplicativo da NASA, chamado de Eyes on the Solar System.

As imagens brutas da JunoCam estão disponíveis para que qualquer possa processá-las em:

www.missionjuno.swri.edu/junocam          

Mais informações sobre a Juno podem ser encontradas visitando:

https://www.nasa.gov/juno e http://missionjuno.swri.edu   

Créditos da Imagem: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Björn Jónsson

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/jupiter-s-stormy-north

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.