Em 1885, um homem chamado Wilson A. Bentley acoplou a sua câmera ao microscópio e fez o que o Smithsonian considera a primeira imagem de um único floco de neve já feita.
Aproximadamente 8 anos depois, Bentley mandou aproximadamente 500 impressões de flocos de neve para a instituição. Na luz das recentes nevascas que assolaram os EUA recentemente o Smithsonian recordou essas primeiras fotos de flocos de neve feitas.
Wilson A. Bentley tornou-se fascinado com a estrutura cristalina de flocos de neves individuais que caiam na fazenda de seu pai em Vermont. Adaptando o microscópio a sua máquina fotográfica e depois de anos de tentativa e erro, ele tornou-se a primeira pessoa a fotografar um floco de neve individual em 1885.
Em 1903 ele mandou 500 impressões de flocos de neve par ao Smithsonian com a esperança de despertar o interesse do secretário Samuel P. Langley. Essas imagens fazem parte atualmente do Smithsonian Institution Archives.
O livro de Bentley Snow Crystals, tem mais de 2400 imagens de flocos de neve, e foi publicado em 1931. Essas imagens aqui reproduzidas e outras 5000 suportam a crença de que não existem dois flocos de neve parecidos, levando os cientistas a estudarem seu trabalho e publicar numerosos artigos científicos em revistas especializadas. Essas fotos compõem os aproximadamente 137 milhões de artefatos, trabalhos de arte e espécimes da coleção do Smithsonian.
Fontes:
http://www.npr.org/blogs/pictureshow/2011/01/18/133020570/snowflakes?&sc=tumblr&cc=freshair
http://newsdesk.si.edu/snapshot/snowflake-study