As Nuvens Fantasmagóricas da Nebulosa Cepheus Flare

Formas fantasmagóricas parecem assombrar essa cena repleta de estrelas vagando durante a noite na constelação real de Cepheus. Claro, as formas são nuvens de poeira cósmica apagadas vistas na fraca luz estelar refletida. Esses fantasmas estão longe da Terra e se escondem na borda do complexo de nuvem molecular Cepheus Flare localizado a aproximadamente 1200 anos-luz de distância da Terra. Com mais de 2 anos-luz de diâmetro, a nebulosa fantasmagórica conhecida como vdB 141 ou Sh2-136 está localizada próxima do campo de visão da imagem. O núcleo da nuvem escura à direita está colapsando e é provavelmente um sistema binário de estrelas nos estágios iniciais de formação. Essa foto foi feita entre os dias 6 e 8 de Julho de 2011 em Criméia, durante o festival de astronomia amadora, Souther Nights 2011, a uma altura de 600 metros acima do nível do mar. O equipamento usado foi um telescópio refletor S&D com 254 mm de diâmetro e f/4.7, usando uma montagem WhiteSwan-180, uma câmera QSI-583wsg, Tevevue Paracorr. Foi utilizada uma câmera Orion SSAG fora de eixo como guia. Foi usado um filtro RGB. O norte está para cima, as exposições foram de 20×600 s e de 10×600 s sem binagem. As imagens obtidas foram processadas pelos softwares Pixinsight e Photoshop CS5.

Fonte:

http://www.flickr.com/photos/olegbr/5939287759/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.