A NASA construiu e está enviando um conjunto de pernas de alta tecnologia para a Estação Espacial Internacional para o Robonauta 2, ou R2, o membro robótico da tripulação da estação. As novas pernas estavam programadas para serem lançadas a bordo do voo de carga comercial SpaceX-3 para a Estação Espacial Internacional, nessa segunda-feira, dia 14 de Abril de 2014, desde Cape Canaveral Air Force Station na Flórida, porém devido a um problema a nave deve ser lançada para a ISS na próxima sexta-feira, dia 18 de Abril de 2014.
Essas novas pernas, financiadas pela Human Exploration and Operations and Space Technology da NASA, fornecerão ao R2 a mobilidade necessária para ajudar com tarefas regulares e repetitivas dentro e fora da estação espacial. O objetivo é deixar a tripulação humana mais livre para trabalhos críticos como a pesquisa científica.
Uma vez que as pernas estejam acopladas ao R2, o robô terá pernas que quando estendidas completamente chegam a 9 pés, dando a ele flexibilidade para movimentos ao redor da estação espacial. Cada perna possui sete juntas e um equipamento que poderia ser um pé, chamado de “end effector”, que permite que o robô use toda a vantagem dos corrimões e das tomadas dentro e fora da estação. Um sistema de visão para os “end effectors” também será usado para verificar e eventualmente automatizar a abordagem e a compreensão de cada membro.
Fonte: