Não teve nenhuma tempestade geomagnética na última noite, mas ao redor do Círculo Ártico não é necessário ter uma tempestade geomagnética para que auroras sejam produzidas. Na noite passada, o fotógrafo Mike Theiss, estava viajando pela Dempster Highway um pouco ao norte da Planície Eagle no Canadá, quando o céu de repente explodiu em cores. A placa mostrada em primeiro plano na imagem mostra a latitude do Círculo Ártico.
Segundo Mike, ele ficou insano quando viu as luzes dançando no céu por mais de três horas. Ele nunca havia visto nada igual.
Mike estava localizado abaixo da chamada oval de auroras da Terra, uma região de luz que circula o Polo Norte, aonde as auroras vem e vão mesmo quando as tempestades geomagnéticas não estão presentes. Aparições como essa podem aparecer em qualquer noite de inverno perto do polo norte da Terra. Devido a isso se pode todos os dias, ou melhor todas as noites se ter a expectativa de se observar auroras como essas, mesmo com a agência NOAA estimando em 5% a chance de uma tempestade geomagnética.
Fonte: