As Galáxias Espirais M65 e M66 em Leão

M65andM66


observatory_150105As galáxias espirais M65 (a direita) e M66 (a esquerda) localizam-se a aproximadamente 35 milhões de anos-luz de distância da Terra na direção da constelação Leo, o Leão. Ambos os objetos mostram suas espetaculares estruturas espirais e suas proeminentes linhas de poeira. A cor avermelhada se deve às regiões de formação de estrelas presentes dentro dos braços espirais das galáxias.

A imagem acima foi feita por Keith B. Quattrocchi de Davis na Califórnia. Para fazer essa imagem ele usou um telescópio RC Optical Systems Ritchey-Chrétien de 16 polegadas em f/6.9, com uma câmera CCD SBIG STL-11000. A imagem acima é uma combinação feita com filtros LRGB com tempo de exposição de 4 horas para cada filtro.

Fonte:

http://astronomy.com/photos/picture-of-day/2014/06/m65-and-m66


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.