fbpx

As Badlands da Dakota do Sul

badlands_dakota_sul

observatory_150105As formações conhecidas como Badlands, podem ser chamadas de ruins, pois são difíceis de serem atravessadas e também por serem em grande parte incultiváveis, mas em termos de sua beleza elas são impressionantes. Essa foto foi feita no meio de um dia de outono de um dos pontos de observação no Badlands National Park em Dakota do Sul. Tons de dourado, bege e vermelho, são atribuídos aqui à gramíneas e as formações rochosas ao invés de serem atribuídos a carvalhos e outros tipos de madeira, já que as Badlands praticamente não possuem árvores.

Quando os vizinhos Black Hills foram sendo erguidos há milhões de anos, seus sedimentos foram derramados na bacia adjacente a leste. Durante as eras de erosão essa bacia tornou-se a área conhecida como Mako Sica pelo povo Lakota, ou as Bad Lands (terras ruins). Como quase todas as áreas no parque, as observadas aqui consistem de camadas sedimentares altamente erodidas formadas de arenito, siltito, folhelho e paleossolos. Um fato interessante é que os depósitos de fósseis mais ricos do mundo do período Oligoceno são encontrados nas Badlands.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/12/badlands-of-south-dakota.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo