A Nebulosa da Carina, é uma região de formação de estrelas localizado no braço Sagittarius-Carina da Via Láctea que está a 7500 anos-luz de distância da Terra e o Observatório de Raios-X Chandra detectou mais de 14000 estrelas nessa região.
A visão de raios-X do Chandra fornece forte evidência que as estrelas massivas estão se auto destruindo nessa região de formação de estrelas próxima da Terra. Primeiramente existe uma deficiência observada de fontes de raios-X brilhantes na área conhecida como Trumpler 15, sugerindo que algumas estrelas massivas nesse aglomerado já estavam destruídas nas explosões de supernova. O Trumpler 15 está localizado na parte norte da imagem e é um dos dez aglomerados estelares presentes no complexo da Carina.
A detecção de seis possíveis estrelas de nêutrons, os densos núcleos frequentemente deixados para trás depois que as estrelas explodem em supernovas, fornece a evidência adicional de que a atividade de supernovas está aumentando na Carina. Observações anteriores tinham identificado somente uma estrela de nêutron na Carina.
Fonte: