As Areias da Argélia

Essa imagem feita pelo satélite Ikonos-2 mostra o terreno arenoso e rochoso do deserto do Saara na parte oeste da Argélia.

Sendo o maior país da África, a Argélia tem 90% do seu território coberto pelo deserto do Saara. Grandes depósitos de petróleo e de gás natural na subsuperfície do Saara contribuem para posicionar a Argélia como um dos melhores países do continente africano.

Em sua totalidade o deserto do Saara se estende do Oceano Atlântico até o Mar Vermelho e é centrado ao redor do Trópico de Câncer. Ele é o maior deserto quente do mundo cobrindo uma área de aproximadamente nove milhões de quilômetros quadrados englobando partes da Argélia, Chad, Egito, Libia, Mali, Mauritania, Marrocos, Niger, Tunisia e Sudão.

Com o Mar Mediterrâneo a quase 500 quilômetros de distância, a cidade mais perto da área mostrada nessa imagem é Taghit na província algeriana de Béchar.

A economia de Taghit é baseada n agricultura e no turismo. Os viajantes são levados a passeios nas grandes dunas de areia da região, que é a principal característica do Grand Erg Occidental do Saara. A região recebe menos de 25 cm de chuva por ano.

Inaugurado em 2007, o Taghit National Park foi estabelecido para ajudar a para o avanço do deserto do Saara e para proteger a vida selvagem da região. O projeto tem por objetivo exercer uma vigilância florestal, restaurar a fauna destruída, renovar o plantio de acácias e reflorestar a área degradada.

A imagem acima foi adquirida no dia 23 de Abril de 2008 e tem uma resolução espacial de 4 metros e foi adquirida, como já dito no início, pelo satélite comercial Ikonos-2.

A ESA apoia a missão do Ikonos-2 e é parceira na missão, usando a infraestrutura de terra e seus especialistas para processarem e distribuírem os dados do satélite para usuários de toda a comunidade científica.

Fonte:

http://www.esa.int/esaEO/SEMZA68YBZG_index_0.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.