INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM, CIÊNCIA NA VEIA TODA SEMANA:
https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim
INSCREVA O SEU FILHO DE 7 A 14 ANOS NO PROGRAMA SÓCIO-MIRIM DO AEITA E ELE VAI PASSAR 1 DIA DE ENGENHEIRO ESPACIAL EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS:
Às 22h desta terça-feira (7/6), o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (CSEM) anunciou que um terremoto de magnitude 6,5 na escala Richter foi registrado no Norte do Brasil, mais precisamente na divisa entre o estado do Acre e o Peru.
O abalo ocorreu em uma profundidade de 616 quilômetros, o que fez com que os efeitos fossem menos danosos do que um evento na superfície.
De acordo com a MetSul, um segundo terremoto, réplica do tremor principal, com magnitude de 4,8 e a 603 quilômetros de profundidade, foi registrado às 22h53 (hora de Brasília).
Para comparação, esse é o segundo pior tremor já registrado na história do Brasil.
Os sismos sentidos no Acre de maior intensidade se originam no Peru, com hipocentros ocorrendo a 600 quilômetros de profundidade, o que tende a diminuir os efeitos das ondas sísmicas em superfície, mas amplia seu alcance. Isso explicaria o fato de terremotos ocorrerem no Peru e serem sentidos no Acre, visto que quanto maior a profundidade que o sismo ocorre maior é sua capacidade de propagação da onda. É que o que faz com que cidades acreanas como Tarauacá e Feijó sintam com frequência abalos em solo peruano.
FONTE:
https://metsul.com/forte-terremoto-no-norte-do-brasil/
#TERREMOTO #BRASIL #ACRE