fbpx

A Via Láctea Sobre o Bryce Canyon

O que são essas estranhas estruturas rochosas? Essas estruturas são torres e paredes de rochas sedimentares que estão localizadas em Bryce Canyon em Utah, nos EUA. As colunas de rocha possuem uma altura superior a 50 metros e são chamadas de “Chaminés de Fada”. À esquerda é possível observar o Martelo de Thor, talvez a mais famosa chaminé. As colunas de rochas foram entalhadas na maior parte das vezes, quando uma camada de rocha densa incomum forneceu uma camada de proteção de rocha a partir da erosão causada por chuva.  Na imagem aqui reproduzida, as esculturas rochosas estão sendo iluminadas por uma luz proveniente de um veículo na estrada próxima ao parque. Além disso, é possível ver também algumas nuvens. Mas o mais impressionante nessa imagem é observar as milhares de estrelas que podem ser diferenciadas com uma distância média de centenas de anos-luz e que pertencem à Via Láctea bem proeminente na imagem. A mancha branca da Via Láctea é formada pelo brilho de bilhões de estrelas que estão a milhares de anos-luz e que têm o seu brilho misturado dando a impressão do verdadeiro caminho de leite que origina o nome da nossa galáxia. Todas essas estrelas foram testemunhas durante anos do processo de erosão que formou essas maravilhosas chaminés.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap100727.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.