A Superfície de Mercúrio Em Vermelho, Azul e Branco

EW0224718685G.3band.mapped

observatory_150105A imagem colorida acima enfatiza três das mais importantes e proeminentes feições encontradas na superfície do planeta Mercúrio: os brilhantes raios de material de ejeção, as explosivas aberturas vulcânicas e o material de baixa refletância, ou do inglês LRM. Os raios brilhantes passam através do centro da imagem e fazem parte do imenso sistema de raios da cratera Hokusai. Para a direita, a cavidade em forma de arco da Picasso tem sua cor distinta e contrastante com uma parte de material de baixa refletância no lado direito da cratera.

A imagem acima foi adquirida como parte da campanha de geração do mapa base de 8 cores do instrumento MDIS. O mapa base de 8 cores é composto de imagens adquiridas com a câmera WAC e feitas através de oito diferentes filtros de banda estreita e que cobre mais de 99% da superfície de Mercúrio com uma resolução média de 1 km por pixel. As imagens coloridas de mais alta qualidade são obtidas da superfície de Mercúrio quando tanto a sonda como o Sol estão exatamente sobre o ponto imageado, assim essas imagens são feitas normalmente em condições de visualização de baixos ângulos de emissão e de incidência.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1208

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.