A Sombra de Fim de Tarde Na Cratera Endeavour em Marte

PIA15684

observatory_150105O rover Opportunity da NASA em Marte registrou sua própria sombra no final do dia nessa impressionante visão feita na direção leste através da Cratera Endeavour em Marte.

O rover usou a sua câmera panorâmica, a Pancam entre as 16:30 e 17:00, hora local de Marte para registrar imagens feitas através de diferentes filtros que posteriormente foram combinadas para gerar o mosaico.

A maior parte dos componentes da imagem acima foram registrados durante o dia de trabalho em Marte, número 2888 do Opportunity, ou Sol 2888, que equivale ao dia 9 de Março de 2012. Naquela época o Opportunity estava passando por semanas de baixa energia solar do inverno marciano no afloramento Greeley Haven no segmento Cape York do anel oest da cratera Endeavour. Para dar ao mosaico um aspecto retangular, pequenas partes das bordas do mosaico e do céu foram preenchidos com partes de uma imagem adquirida anteriormente como parte de um panorama de 360 graus do mesmo local.

O rover Opportunity esteve estudando o anel oeste da Cratera Endeavour desde a sua chegada ali em Agosto de 2011. Essa cratera tem aproximadamente 22 quilômetros de diâmetro, ou seja, algo equivalente a área da cidade de Seatle. Isso é 20 vezes maior do que a Cratera Victoria, a maior cratera de impacto que o Opportunity já examinou. A bacia interior da Cratera Endeavour está apresentada na parte superior da imagem.

O mosaico acima combina cerca de dezenas de imagens feitas através da Pacam com os filtros centrados nos comprimentos de onda de 753 nanômetros (infravermelho próximo), 535 nanômetros (verde) e 432 nanômetros (violeta). A imagem é apresentada em cor fala para que se possa fazer alguma diferenciação dos materiais como as ondas arenosas escuras e as dunas localizadas no interior distante da cratera.

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=PIA15684

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo