Essa imagem feita pelo instrumento THEMIS a bordo da sonda Mars Odyssey mostra a região de Hecate Tholus.
Aqui mais um pouco sobre a nomenclatura usada em Marte. Tholus, significa uma montanha em forma de domo ou uma colina. Hecate, significa a deusa das encruzilhadas, fantasmas e bruxas. Ela tinha três cabeças, um cachorro, uma cobra e um cavalo, que olhava em três diferentes direções. Ela é servida pelo fantasma dos cães de caça.
O Hecate Tholus é um vulcão localizado ao norte do Elysium Mons. E tem seu nome apropriadamente dado pois se observarmos com cuidado a imagem podemos ver que esse vulcão apresenta diferentes feições (cabeças) em cada um dos seus lados (olhando para diferentes direções). A imagem é na verdade um mosaico de imagens infravermelhas feitas durante o dia.
Um fato sobre a nomenclatura usada no nosso Sistema Solar, muitas das feições de Io, um satélite ativo repleto de vulcões de Júpiter, têm seus nomes dados em homenagem ao fogo, Sol, vulcões e deuses do trovão além de deusas. Além disso determinadas feições recebem nomes em homenagem a pessoas e lugares do Inferno de Dante.
Fonte:
http://themis.asu.edu/zoom-20040820a