A Região de Hecate Tholus em Marte

Essa imagem feita pelo instrumento THEMIS a bordo da sonda Mars Odyssey mostra a região de Hecate Tholus.

Aqui mais um pouco sobre a nomenclatura usada em Marte. Tholus, significa uma montanha em forma de domo ou uma colina. Hecate, significa a deusa das encruzilhadas, fantasmas e bruxas. Ela tinha três cabeças, um cachorro, uma cobra e um cavalo, que olhava em três diferentes direções. Ela é servida pelo fantasma dos cães de caça.

O Hecate Tholus é um vulcão localizado ao norte do Elysium Mons. E tem seu nome apropriadamente dado pois se observarmos com cuidado a imagem podemos ver que esse vulcão  apresenta diferentes feições (cabeças) em cada um dos seus lados (olhando para diferentes direções). A imagem é na verdade um mosaico de imagens infravermelhas feitas durante o dia.

Um fato sobre a nomenclatura usada no nosso Sistema Solar, muitas das feições de Io, um satélite ativo repleto de vulcões de Júpiter, têm seus nomes dados em homenagem ao fogo, Sol, vulcões e deuses do trovão além de deusas. Além disso determinadas feições recebem nomes em homenagem a pessoas e lugares do Inferno de Dante.

Fonte:

http://themis.asu.edu/zoom-20040820a

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.