Pesquisadores da missão Dawn da NASA compuseram as primeiras visões compreensivas das regiões polares norte e sul do planeta anão Ceres, usando imagens obtidas pela sonda Dawn da NASA. As imagens foram feitas entre os dias 17 de Agosto e 23 de Outubro de 2015, de uma altitude de 1470 quilômetros.
A região ao redor do polo sul aparece em preto pois essa área está na sombra desde que a sonda Dawn chegou em Ceres no dia 6 de Março de 2015, e não se tornou visível para a sonda.
Na região polar norte, as crateras Jarovit, Ghanan e Asari são visíveis, bem como as montanhas Ysolo Mons. Perto do polo sul, as crateras Attis e Zadeni podem ser visíveis.
Os mapas detalhados das regiões polares permitem que os pesquisadores possam estudar as crateras nessa área e compará-las com as outras partes de Ceres. As variações na forma e na complexidade podem apontar as diferentes composições superficiais. Em adição a isso, o assoalho de algumas crateras localizadas perto dos polos não recebem luz do Sol à medida que Ceres viaja ao redor do Sol. Os cientistas querem investigar se gelo pode ser encontrado na superfície de Ceres.
A missão Dawn é gerenciada pelo JPL para o Science Mission Directorate da agência em Washington. A sonda Dawn é um projeto do Discovery Program gerenciado pelo Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, no Alabama. A UCLA é responsável pela missão científica geral da Dawn. A empresa Orbital ATK Inc., em Dulles Virginia, desenhou e construiu a sonda. A German Aerospace Center, o Max Planck Institute for Solar System Research, a Italian Space Agency e o Italian National Astrophysical Institute são parceiros internacionais na equipe da missão . Para uma lista dos agradecimentos, visite:
http://dawn.jpl.nasa.gov/mission.
Para maiores informações sobre a missão Dawn, visite:
Fonte:
http://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=PIA20126