fbpx

A Primeira Imagem Feita do Solo Marciano Com a Cobertura de Poeira da Câmera do Braço do Rover Curiosity Aberta

A cobertura contra poeira removível da Mars Hand Lens Imager, ou MAHLI do rover Curiosity foi aberta pela primeira vez durante o trigésimo terceiro dia da missão do rover em Marte, ou Sol 3, que correspondeu ao dia 8 de Setembro de 2012, permitindo assim que o MAHLI fizesse a imagem reproduzida acima.

O nível de detalhe aparente na imagem mostra que a baixa resolução obtidas nas primeiras imagens do MAHLI desde o pouso do Curiosity era devido à poeira que se concentrou na cobertura durante o pouso do veículo em solo marciano.

O pedaço de solo mostrado tem aproximadamente 86 centímetros de diâmetro. O tamanho do maior pedaço de rocha, perto da parte inferior da imagem é de aproximadamente 8 centímetros. Note que o solo imediatamente ao redor desse pedaço de rocha, tem menos poeira visível, e mais pedregulhos expostos do que em outras partes da imagem. A presença de pedregulhos pode ter sido afetada pelo vento de modo que ele preferencialmente remove a poeira da superfície ao redor.

Fonte:

http://mars.jpl.nasa.gov/msl/multimedia/images/?ImageID=4646

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .