fbpx

A PRIMEIRA IMAGEM DA TEIA CÓSMICA | SPACE TODAY TV EP2067

Será que tudo no universo está conectado?

Essa tem sido por anos e anos uma grande questão que tira o sono dos astrônomos.

Quando se usa o modelo vigente para explicar o universo, conhecido como modelo lambda da matéria escura fria, o que aparece para os astrônomos é que sim, existe algo, que é chamado de teia cósmica e que acaba conectando tudo que conhecemos no universo.

Essa teia cósmica seria formada por filamentos de galáxias separamos por gigantescos vazios e outros filamentos formados principalmente por gás que acaba servindo de combustível para as galáxias.

Algumas vezes, os astrônomos conseguiram evidências de que a teia cósmica realmente existia.

Porém, uma imagem detalhada, numa escala desejada nunca tinha sido conseguida até então.

Porém esse ano as coisas mudaram.

Com a tecnologia desenvolvida que temos atualmente, os astrônomos possuem o que eles precisam.

E foi usando o instrumento MUSE do VLT do ESO no Chile, os astrônomos apontaram o telescópio para um conjunto antigo de galáxias.

Quando eles observaram esse grupo de galáxias, eles viram que a luz proveniente das estrelas recém-nascidas iluminou os filamentos de hidrogênio, permitindo que pela primeira vez fosse possível confirmar através de imagens a presença da teia cósmica.

As observações revelaram duas vias paralelas de hidrogênio, conectando os pontos galácticos e um terceiro fluxo de gás conectando esses pontos diagonalmente.

Esse estudo forneceu pela primeira uma imagem da teia cósmica numa escala e de maneira que estava de acordo com os modelos.

Porém, devido às limitações tecnológicas, isso é o máximo que conseguimos ver, os filamentos bem fracos, mas com um brilho sim.

Os astrônomo terão que esperar por um bom telescópio espacial ultra-violeta, para que possam ter imagens mais detalhadas da teia cósmica.

Enquanto isso não vem essas são as melhores imagens já feitas da teia cósmica.

Fontes:

https://futurism.com/the-byte/first-image-cosmic-web-galaxies

https://earthsky.org/space/cosmic-web-gas-reservoir-fuel-galaxies-growth

https://www.dur.ac.uk/news/newsitem/?itemno=39820

#COSMICWEB #UNIVERSE #SPACETODAY

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .