Normalmente pensa-se que um bulbo de luz colorida variável que mostra um belo arco-íris de cores cobre toda a extensão visível do espectro. Mas inspecionando esse bulbo com mais detalhe podemos ver que ele só tem três cores e que somente uma cor é mostrada num determinado momento. A imagem acima mostra algumas das propriedades da luz e a maneira como nossos olhos percebem a luz que pensamos estar vendo. A imagem acima é uma fotografia de um único bulbo de luz colorida variável, não é uma montagem, não é uma colagem, nem mesmo um processamento de imagem. A luz do bulbo contém somente três LEDs (Light Emitting Diodes), um vermelho, um verde e um azul, que pulsam rapidamente, ligando e desligando em padrões variáveis para simular dessa forma o espectro completo de cores que é mostrado pela barra colorida na parte superior da imagem, incluindo os comprimentos de onda de aproximadamente 390 (violeta) até perto dos 700 nanômetros (vermelho), lembrando que um nanômetro é um bilionésimo de metro.
Graças à velocidade da câmera ao registrar o bulbo de luz, foi possível registrar nove amostras em um único frame. Isso teve o efeito de estivar o tempo e ajudar a convencer que nunca mais de uma cor é mostrada num dado momento. No entanto, nossos olhos desfrutam de uma bela variação completa das cores. Note que na linha inferior, as luzes vermelha, verde e azul estão no mesmo tempo para poder simular a cor branca.
O olho humano só tem receptores para a luz vermelha, verde e azul. Quando as três estão misturadas nossos olhos percebem a cor roxa. Misturar o vermelho com o verde faz com que percebamos a cor amarela. Dentro desse bulbo, contudo, o vermelho, verde e azul nunca estão misturados (exceto para a luz branca). Nossos olhos não podem dizer se uma cor é produzida por um único comprimento de onda ou por uma mistura de comprimentos de onda e são simplesmente enganados por ver aquilo que não existe graças à rápida alternância entre os três LEDs. Assim da próxima vez que você pensar que está vendo belas cores, lembre-se que elas podem não estar ali de verdade, elas podem estar somente na sua mente. A foto acima foi feita no dia 16 de Janeiro de 2013.
Fonte:
http://epod.usra.edu/blog/2013/01/color-perception-or-misperception.html