A Miragem Inferior de Um Navio É Registrada na Costa da Califórnia

miragem_navio_california

observatory_150105O surfista que aparece em primeiro plano na imagem acima não está nem um pouco preocupado com a interessante miragem que se formou à distância ou nem percebeu que isso é uma miragem, e está esperando por uma onda gigantesca. A foto acima foi feita no Oceano Pacífico, perto de San Francisco, no dia 13 de Janeiro de 2013, um dia muito frio de inverno para a costa da Califórnia. Condições climáticas frias, calmas e claras que ocorrem ao longo da costa são ideais para a detecção de miragens inferiores como essa.

Com uma miragem inferior, a imagem está abaixo do objeto real. De acordo com o especialista em óptica atmosférica, Les Cowley, nesse caso, uma camada de ar anomalamente quente estava situada abaixo de uma camada de ar mais frio. A luz passando com baixos ângulos através das diferentes camadas de ar foi refratada de modo que os raios vindos da parte superior do navio parecem vir de um local acima do horizonte. Nosso cérebro interpreta isso como uma reflexão da água. Note que o horizonte não aparece na imagem, e a base do navio não pode ser vista nem abaixo nem acima da linha que junta a imagem real com a miragem. Isso é referido como o efeito da linha desaparecida.

De maneira mais frequente, as miragens inferiores são observadas em desertos e muitas vezes enganam viajantes experientes e inexperientes, e não somente viajantes. Por exemplo, durante a primeira guerra mundia, em 11 de Abril de 1917, a luta entre os britânicos  e os turcos na Mesopotânia teve que ser temporariamente suspensa devido a uma miragem. Algumas vezes, as pessoas que se perdem no deserto são aliviadas por ver um oásis mas depois percebem que era apenas uma miragem. David Livingstone escreveu:

“A miragem nunca pode ser alcançada o que leva os viajantes a serem extraviados, atraindo-os mais e mais para o coração da perdição, nunca recuando diante deles enquanto eles a perseguem, e não desaparece até que, finalmente, as suas vítimas iludidas tenham irremediavelmente se perdido nas areias sem caminho”.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2013/06/inferior-mirage-of-a-ship.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.