fbpx

A Luz Zodiacal


Um dos eventos astronômicos mais raros observados da Terra é um brilho fantasmagórico conhecido como luz zodiacal que os antigos gregos acreditavam que era um brilho causado por erupções vulcânicas distantes. Visível no hemisfério norte da Terra nas próximas duas semanas, o fenômeno é causado pela luz do Sol que é espalhada pela incontável quantidade de grãos microscópicos da poeira interplanetária que se dispersa além da órbita de Marte. A luz zodiacal poderá ser acompanhada acima do horizonte oeste como um cone apagado de luz que se estende por quase metade do céu por aproximadamente uma hora após o pôr-do-Sol.

A grande maioria da poeira interplanetária está concentrada dentro do plano do Sistema Solar interno, perto do Sol, fazendo com que os grãos de poeira combinados com a luz apareçam ao longo da eclíptica, a trajetória no céu que é descrita pelos planetas.

Fonte:

http://www.dailygalaxy.com/my_weblog/2011/09/image-of-the-day-earths-rare-zodiacal-light.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .