A NGC 178 pode ser pequena, mas tamanho não quer dizer muita coisa. Medindo cerca de 40 mil anos-luz de diâmetro, ela tem metade do tamanho da Via Láctea, e é classificada como uma galáxia anã. Apesar do seu tamanho diminuto, a NGC 178 está formando muitas estrelas. Na média, a galáxia forma estrelas que totalizam metade da massa do Sol por ano, o suficiente para ser classificada como uma galáxia de explosão de estrelas.
A descoberta da galáxia é uma história interessante e confusa. Ela foi originalmente descoberta pelo astrônomos americano Ormond Stone em 1885 e denominada de NGC 178, mas a sua posição no céu foi registrada incorretamente, por acidente, o valor da ascensão reta, que corresponde à longitude celeste, foi deslocada de muitos graus.
Nos anos que se seguiram a NGC 178 foi registrada novamente, dessa vez pelo astrônomo francês Stéphane Javelle. Como nenhum objeto catalogado ocupava a posição no céu onde ele a observou, Javelle, acreditou que tinha descoberto uma nova galáxia e a entrou no chamado Index Catalogue com o nome de IC 39. Mais tarde, o astrônomo americano Herbert Howe também observou o objeto e corrigiu o erro inicial de Stone. Muitos anos depois, os astrônomos finalmente notaram que a NGC 178 e a IC 39, eram, na verdade o mesmo objeto.
Essa imagem da NGC 178 foi feita com os dados adquiridos pela Wide Field Planetary Camera 2 a bordo do Telescópio Espacial Hubble, das agências espaciais NASA e ESA.
Fonte:
http://spacetelescope.org/images/potw1734a/