Hoje, dia 18 de Junho de 2014, a sonda Lunar Reconnaissance Orbiter, ou LRO, celebra seu quinto aniversário no espaço. A LRO foi lançada da Flórida no dia 18 de Junho de 2009. Depois de quatro dias de jornada, o módulo orbital entrou com sucesso na órbita da Lua no dia 23 de Junho de 2009. Nos cinco anos seguintes, a LRO continuou a moldar nossa visão do nosso vizinho celeste mais próximo. Os dados da LRO tem nos mostrado os rastros e os equipamentos deixados para trás pelos astronautas da missão Apollo, criado o mapa mais preciso da superfície lunar, descoberto as temperaturas mais frias conhecidas do Sistema Solar, mapeado a distribuição de hidrogênio e possivelmente uma mistura de água no solo lunar, identificado crateras, e muitas outras descobertas científicas incríveis.
Em homenagem ao quinto aniversário, o projeto LRO lançou a campanha Moon as Art (A Lua Como Arte). O público foi perguntado para selecionar uma imagem favorita feita pela sonda para ser a capa de uma coleção especial de imagens. Após duas semanas de votação, o público selecionou essa imagem que mostra o Pico Central da Cratera Tycho, como sendo a imagem favorita da Lua feita pela LRO. O belo Pico Central da Tycho descansa dentro da cratera e possui um pedaço de rocha lunar de 100 metros de largura no seu cume. Esse conjunto gera uma visão de tirar o fôlego da paisagem lunar.
O complexo do Pico Central da Cratera Tycho, mostrado aqui, tem cerca de 15 km de largura, da esquerda para a direita (de sudeste para noroeste nessa imagem). Um alvo muito popular para os astrônomos amadores, a Cratera Tycho tem cerca de 82 km de diâmetro. O cume do pico central está a cerca de 2 km acima do assoalho da cratera. Veja no vídeo abaixo as demais imagens que foram selecionadas para a competição.
Fonte:
http://www.nasa.gov/content/lunar-reconnaissance-orbiters-view-of-tycho-central-peak/#.U6HVcPldV8E