A Galáxia de Andrômeda Observada Pelo GALEX


Localizada a “somente” 2.5 milhões de anos-luz de distância da Terra, a galáxia de Andrômeda pode ser considerada realmente uma grande galáxia vizinha. Tão perto e se expandindo por aproximadamente 260000 anos-luz, foram necessários 11 diferentes campos de imagem do telescópio do satélite Galaxy Evolution Explorer (GALEX) para produzir esse belo retrato da grandiosa galáxia espiral em ultravioleta. Enquanto seus braços espirais se destacam em imagens feitas na luz visível da galáxia de Andrômeda, também conhecida como M31, na imagem ultravioleta feita pelo GALEX, eles se parecem mais como anéis, dominados pelas quentes e jovens estrelas massivas. Como são locais de intensa formação de estrelas, os anéis tem sido interpretados como a evidência de que a galáxia de Andrômeda colidiu com sua galáxia elíptica vizinha menor, M32 a mais de 200 milhões de anos atrás. A grande galáxia de Andrômeda e a nossa Via Láctea são os membros dominantes do chamado Grupo Local de Galáxias.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120518.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.