A Dança Dos Redemoinhos de Poeira Na Superfície Marciana

Os campos de dunas nas altas latitudes de Marte se comportam praticamente do mesmo jeito em todo verão. As dunas escuras ficam mais quente que as planícies brilhantes ao redor, pois elas absorvem mais luz e assim se destacam nas imagens que são feitas da órbita de Marte.

Os dust devils, ou rdemoinhos de poeira, se formam sobre as dunas quentes, mas eles dançam sobre as planícies marcianas, girando e realizando piruetas. Toda essa atividade dos redemoinhos de poeira, acaba deixando rastros escuros nas planícies, pois, à medida que eles passam a poeira mais brilhante é levantada da superfície. Se você conseguir seguir os rastros deixados pelos dust devils, é possível determinar a direção que eles viajam, e é possível acompanhar do balé deles, quando você detecta um rastro passando sobre outro.

Fonte:

https://www.uahirise.org/ESP_066113_1160

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.