fbpx

A Cidade Flutuante de Veneza Observada Pelo Satélite Ikonos-2


As ilhas que fazem parte da cidade italiana de Veneza e a Lagoa de Veneza ao redor são mostradas nessa imagem feita pelo satélite Ikonos-2.

Famosa por sua história musical e artística milhões de turistas visitam o arquipélago todo o ano.

Ela também é conhecida por ter o mais antigo festival de filmes do mundo, Festival Anual de Filmes de Veneza, que terminou no último dia 16 de Setembro de 2011.

Serpenteando através do distrito central está o Grande Canal, com a estação de trem de Santa Lucia na parte terminal norte e a Bacia de São Marco na parte terminal sul.

Acessando a imagem em resolução completa é possível ver os ônibus aquáticos e os taxis aquáticos navegando pelo canal e as gôndolas paradas ao longo da margem.

A ilha quadrada ao norte é a Ilha de San Michele. Essa ilha já foi uma prisão, ela se tornou um cemitério quando as forças de Napoleão que ocuparam a cidade declaram que que não era saudável enterrar os corpos nas ilhas principais.

Construída em estacas de madeira, Veneza é propensa à inundação que estão se tornando mais frequentes. Em 2003, um trabalho começou a bloquear particularmente as altas marés com barreiras submarinas móveis. O projeto ainda está em adamento.

Essa imagem foi adquirida em 22 de Junho de 2008, pelo satélite Ikonos-2, um satélite comercial que fornece imagens de alta resolução multiespectrais e pancromáticas.

A ESA apoia o Ikonos-2, o que significa que a agência usa suas estruturas em terra e seu conhecimento para adquirir, processar e distribuir dados do satélite para toda a comunidade científica e para o público em geral.

Fonte:

http://www.esa.int/esaEO/SEM44R0UDSG_index_0.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .