A Calota Polar de Titã Imageada Pela Sonda Cassini

A sonda Cassini da NASA examinou a calota polar norte de Titã, essa calota polar é a parte da atmosfera da maior lua de Saturno que aparece escura no topo da imagem.

Essa imagem foi feita com a sonda apontada na direção anti-Saturno de Titã. O norte de Titã, com seus 5150 km de diâmetro está para cima. O polo sul de titã está mergulhado na escuridão, com o Sol avançando para o norte com o passar do dia. A camada superior da névoa que cobre Titã ainda está sendo iluminada pela luz do Sol dispersada pelo planeta.

A imagem mostrada acima foi feita no comprimento de onda vileta da luz visível usando para isso a a Wide Angle Camera (WAC) da sonda Cassini no dia 19 de Abril de 2011. A imagem foi adquirida a uma distância de aproximadamente 137000 quilômetros de distância de Titã, com o conjunto Sol-Titã-Cassini em fase com ângulo de 18 graus. A escala da imagem é de 8 km/pixel.

Fonte:

http://saturn.jpl.nasa.gov/photos/imagedetails/index.cfm?imageId=4334

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.