A imagem acima mostra a grande galáxia espiral NGC 5907, que aparece de lado para os observadores na Terra. Uma fina camada de poeira interestelar amarronzada localiza-se dentro do disco galáctico. Áreas azuladas nesse disco mostram onde as estrelas massivas se formam. A cor laranja do bulbo central indica uma população estelar velha.
A NGC 5907 localiza-se a aproximadamente 50 milhões de anos-luz de distância da Terra. Ela possui uma baixa concentração de metais considerado algo anômalo para esse tipo de galáxia e poucas estrelas gigantes detectáveis, sendo composta aparentemente quase que completamente de estrelas anãs. Ela faz parte do Grupo NGC 5866 de galáxias.
Por muito tempo a NGC 5907 tem sido consideradas como um belo exemplo de uma galáxia espiral dobrada em um relativo isolamento. Então, em 2006, uma equipe de astrônomos anunciou a presença de uma extensa faixa de maré circundando a galáxia que desafiou essa visão de isolamento, sugerindo que perturbações gravitacionais induzidas pela faixa de uma galáxia progenitora podem ter feito com que a NGC 5907 se dobrasse. A NGC 5907 é também conhecida como a Galáxia da Lâmina de Faca, ou a Galáxia da Lasca.
A galáxia foi descoberta em 1788 por William Herschel. A Supernova 1940A foi detectada nessa galáxia.
Fonte:
http://www.space.com/34-image-day.html