A Beleza e os Mistérios da Galáxia NGC 5907

spiral-galaxy-ngc-5907

observatory_150105A imagem acima mostra a grande galáxia espiral NGC 5907, que aparece de lado para os observadores na Terra. Uma fina camada de poeira interestelar amarronzada localiza-se dentro do disco galáctico. Áreas azuladas nesse disco mostram onde as estrelas massivas se formam. A cor laranja do bulbo central indica uma população estelar velha.

A NGC 5907 localiza-se a aproximadamente 50 milhões de anos-luz de distância da Terra. Ela possui uma baixa concentração de metais considerado algo anômalo para esse tipo de galáxia e poucas estrelas gigantes detectáveis, sendo composta aparentemente quase que completamente de estrelas anãs. Ela faz parte do Grupo NGC 5866 de galáxias.

Por muito tempo a NGC 5907 tem sido consideradas como um belo exemplo de uma galáxia espiral dobrada em um relativo isolamento. Então, em 2006, uma equipe de astrônomos anunciou a presença de uma extensa faixa de maré circundando a galáxia que desafiou essa visão de isolamento, sugerindo que perturbações gravitacionais induzidas pela faixa de uma galáxia progenitora podem ter feito com que a NGC 5907 se dobrasse. A NGC 5907 é também conhecida como a Galáxia da Lâmina de Faca, ou a Galáxia da Lasca.

A galáxia foi descoberta em 1788 por William Herschel. A Supernova 1940A foi detectada nessa galáxia.

Fonte:

http://www.space.com/34-image-day.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.