A Beleza Brilhante das Plêiades

As sete irmãs, também conhecidas como Plêiades, brilham como um aglomerado de diamantes nessa imagem feita pelo Hubble e pode ser comparada com a segunda imagem em infravermelho feita pelo telescópio Spitzer, ambos da NASA. Nuvens de poeira varrem as estrelas, aprisionando-as em um véu suave.

As Plêiades estão localizadas a mais de 400 anos-luz de distância da Terra na constelação de Touro e nasceram quando os dinossauros ainda reinavam na Terra, algo em torno de 100 milhões de anos atrás, e com isso são significantemente mais jovens que o nosso Sol com seus 5 bilhões de anos. Os membros mais brilhantes do aglomerado são as estrelas com maior massa, conhecida na mitologia grega como os pais Atlas e Pleione que tem como companhia constante suas sete filhas.

Fonte:

http://www.stumbleupon.com/su/31Bg4c/www.dailygalaxy.com/my_weblog/2010/03/image-of-the-day-the-pleiades.html/r:t

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.