fbpx

A Antena de Comunicações Espaciais Que suportou As Primeiras Missões da NASA

s_band_config_woomera_0


observatory_1501052Essa antena de 26 metros operada em Woomera (Ilha Lagoon), na Austrália, na Deep Space Statio (DSS) 41 foi estabelecida em Agosto de 1960. O local Ilha Lagoon foi a primeira estação do espaço profundo a ser estabelecido fora dos Estados Unidos e a primeira antena australiana construída pela NASA. A estação foi operada pelo Australian Deparment of Supply e ajudou a suportar as missões Ranger e as primeiras missões Mariner, bem como as comunicações do complexo da Deep Space Network (DSN) em Goldstone, na Califórnia via reflexão na Lua. A antena de Woomera parou as operações em 1972.

Hoje, a Deep Space Network – consiste de três locais em Goldstone, na Califórnia, Madrid, Espanha, e Camberra, na Austrália – suporta as comunicações espaciais para as missões da NASA e das missões de outras agências que exploram os pontos mais distantes do Sistema Solar. Cada complexo atualmente tem uma antena de 70 metros, uma antena High Efficency de 34 metros e uma ou mais antenas Beam Wave Guide (BWG) de 34 metros. A Deep Space Network é operada 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano. Para suportar futuras missões, atualmente está em construção em Camberra, na Austrália, duas novas antenas de 34 metros BWG, a Deep Space Station 35 (DSS-35) e a DSS-56 para 2018.

Fonte:

http://www.nasa.gov/content/space-communications-antenna-supported-early-nasa-missions/#.UyJ_GfldV8E


alma_modificado_rodape1052

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo