fbpx
24 de novembro de 2024

Mais Um Belo Rastro Estelar Registrado No ESO Provando Que a Terra É Redonda E Gira!!!

Este rastro de estrelas foi capturado acima do Observatório de La Silla do ESO, no deserto chileno do Atacama. Os rastros de estrelas têm origem na rotação da Terra; nesta imagem de longa exposição, as estrelas parecem circular em torno do Polo Sul Celeste. Quase irreconhecíveis são a Nebulosa Carina (uma mancha magenta brilhante no centro à esquerda) e a Grande e a Pequena Nuvens de Magalhães (manchas azuis no centro em cima e à direita, respetivamente).

Apontados diretamente para o vórtice estrelado temos dois dos três telescópios BlackGEM, construídos e operados pelas Universidade RadboudNetherlands Research School for Astronomy (NOVA) e KU Leuven. O terceiro telescópio à direita ainda estava em construção no momento desta fotografia foi feita, tendo apenas uma plataforma e nenhuma cúpula. O BlackGEM está sendo testado, a partir deste mês, e irá ser eventualmente expandido para 15 telescópios, capazes de realizar grandes rastreios do céu noturno.

O BlackGEM se juntará a detectores tais como o LIGO e o Virgo na procura dos mais dramáticos eventos no espaço, tais como a fusão de buracos negros e estrelas de nêutrons. Após da detecção de ondas gravitacionais pelo LIGO e Virgo originadas nestas colisões, o BlackGEM mapeará grandes regiões do céu à procura da radiacão visível emitida por estes eventos. Outras instalações como o Very Large Telescope do ESO acompanharão as medições do BlackGEM, ajudando assim os astrônomos a perceber melhor um dos fenômenos mais elusivos que ocorre no nosso Universo.

Crédito:

Zdeněk Bardon (bardon.cz)/ESO

Fonte:

https://www.eso.org/public/brazil/images/potw2213a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo