SE INSCREVA NO FLOW PODCAST, PARA ACOMPANHAR AMANHÃ, A PARTIR DAS 19:00 O BATE-PAPO COM O ASTRONAUTA BRASILEIRO E MINISTRO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, MARCOS PONTES!!!
https://www.youtube.com/c/FlowPodcast
INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM!!!
https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim
Se existem planetas ao redor de Alpha Centauri, a hora de encontrá-los é agora. Graças à posição atual do sistema estelar, os astrônomos têm as melhores condições para detectar novos exoplanetas em nosso vizinho cósmico, localizado a pouco mais de 4 anos-luz de distância, tornando-o o sistema estelar mais próximo de nós. Enquanto a caçada está em andamento, os pesquisadores se divertiram descrevendo as propriedades de um potencial planeta do tamanho da Terra na zona habitável desse sistema.
Alpha Centauri é feito de três estrelas, Alpha Centauri A e B, que são um par de estrelas semelhantes ao Sol cuja distância varia entre o Sol e Plutão e o Sol e Saturno, e depois Proxima Centauri, uma anã vermelha significativamente mais distante com três planetas .
Dadas suas semelhanças com o Sol e o fato de Alpha Centauri A e B serem 1,5 a 2 bilhões de anos mais velhas que nossa estrela, encontrar um mundo semelhante à Terra seria um local incrível de exploração, embora ainda não tenhamos encontrado um. Em um novo artigo, publicado no The Astrophysical Journal , uma equipe liderada por Haiyang Wang, da ETH Zürich, analisou a composição química das duas estrelas para modelar como seria um mundo semelhante à Terra.
“A análise detalhada oferece uma nova abordagem de investigação do que podemos esperar para planetas do tamanho da Terra nas zonas habitáveis na vizinhança solar”, escrevem os autores.
Geoquimicamente, eles esperam que “a-Cen-Terra” seja semelhante ao nosso próprio planeta. Assim, seu manto seria semelhante ao manto da Terra, dominado por silicatos, mas com os enriquecimentos de grafite e diamantes, as chamadas espécies portadoras de carbono. Isso pode ser importante para a possibilidade de vida lá, pois teria a capacidade de armazenar água como a Terra.
Mas, embora isso seja emocionante, não seria um gêmeo perfeito para o nosso mundo. Os pesquisadores esperam a presença de um núcleo de ferro maior e uma atividade geológica menor, com uma possível falta de placas tectônicas. Acredita-se que as placas tectônicas tenham desempenhado um papel crucial na evolução da vida em nosso planeta. O novo planeta pode ser mais geologicamente semelhante a Vênus nesse aspecto.
A equipe relata que o que eles acharam mais intrigante é a composição atmosférica potencial do planeta, com base nos produtos químicos que já detectamos no sistema, graças à sua proximidade. Dióxido de carbono, metano e vapor d’água seriam os principais componentes desse mundo modelado. Essa é a mesma atmosfera que a Terra exibiu durante o éon Arqueano , entre 4 bilhões e 2,5 bilhões de anos atrás.
A possibilidade de semelhanças intrigantes é certamente empolgante, mas a equipe agora está olhando para expandir o modelo com variações de massa e raio do mundo considerado. Isso poderia criar uma coleção de planetas modelo que podem ser comparados com os reais. Claro, isto é, se os reais existirem.
De 2022 a 2035, Alpha Centauri A e B estão visualmente distantes o suficiente para que os telescópios possam caçar exoplanetas. Juntamente com os telescópios atuais e futuros da próxima geração, tanto no espaço quanto no solo, se houver mundos lá, é provável que os encontremos.
FONTE:
https://iopscience.iop.org/article/10.3847/1538-4357/ac4e8c
#ALFACENTAURI #PLANETLIKEEARTH #EXOPLANET