SE INSCREVA AGORA NO SPACE TODAY 2, 24 HORAS DE CONTEÚDO ASTRONÔMICO PARA VOCÊ!!!
https://www.youtube.com/channel/UCqswZBBNkoW9AiiYuVV-6xA
============================================================
As descobertas dos cientistas rover destacam a diversidade de amostras que os geólogos e os futuros cientistas associados ao programa Mars Sample Return da agência terão que estudar.
Cientistas com a missão Perseverance Mars rover da NASA descobriram que a rocha que seu explorador de seis rodas dirige desde o pouso em fevereiro provavelmente se formou a partir de magma incandescente. A descoberta tem implicações para a compreensão e datação precisa de eventos críticos na história da cratera de Jezero – assim como no resto do planeta.
A equipe também concluiu que as rochas na cratera interagiram com a água várias vezes ao longo das eras e que algumas contêm moléculas orgânicas.
Estas e outras descobertas foram apresentadas hoje durante uma coletiva de imprensa na reunião científica do outono da American Geophysical Union em Nova Orleans.
Mesmo antes de o Perseverance pousar em Marte, a equipe científica da missão se perguntou sobre a origem das rochas na área. Eram sedimentares – o acúmulo comprimido de partículas minerais possivelmente transportadas para o local por um antigo sistema de rio? Ou onde eles são ígneos, possivelmente nascidos de fluxos de lava subindo para a superfície de um vulcão marciano extinto há muito tempo?
Outra grande notícia para o Mars Sample Return é a descoberta de compostos orgânicos pelo instrumento SHERLOC (Scanning Habitable Environments with Raman & Luminescence for Organics & Chemicals). As moléculas contendo carbono não estão apenas no interior das rochas abrasivas analisadas pelo SHERLOC, mas também na poeira das rochas não abrasadas.
A confirmação de orgânicos não é uma confirmação de que existiu vida em Jezero e deixou sinais indicadores (bioassinaturas). Existem mecanismos biológicos e não biológicos que criam orgânicos.
Junto com suas capacidades de amostragem de núcleo de rocha, o Perseverance trouxe o primeiro radar de penetração no solo para a superfície de Marte. RIMFAX (Radar Imager for Mars ‘Subsurface Experiment) cria um “radargrama” de características de subsuperfície de até cerca de 33 pés (10 metros) de profundidade. Os dados para este primeiro radargrama lançado foram coletados enquanto o rover dirigia através de uma linha de cume da unidade geológica “Crater Floor Fractured Rough” para a unidade geológica de Séítah.
Fonte:
https://www.jpl.nasa.gov/news/nasas-perseverance-mars-rover-makes-surprising-discoveries
#PERSEVERANCE #MARS2020 #NASA