O rover Curiosity da NASA fez sua última selfie na chamada Vera Rubin Ridge e começou então a descer até uma região mais argilosa do Monte Sharp, a montanha que fica no meio da Cratera Gale, onde o rover pousou. A Vera Rubin Ridge, foi o lar do Curiosity por mais de um ano, o que deu aos cientistas a chance de estudar em detalhe a região, além de coletar novas amostras do solo marciano, e óbvio, levantar novas questões.
No dia 15 de Dezembro de 2018, o rover Curiosity realizou a sua perfuração de número 19 em um local chamado Rock Hall. No dia 15 de Janeiro de 2019, o rover usou a sua câmera, chamada de Mars Hand Lens Imager, ou MAHLI, que fica na ponta do seu braço robótico para fazer uma série de 57 imagens, que foram então integradas para formar a bela selfie que estamos vendo nesse post. O furo feito em Rock Hall está visível na parte inferior esquerda do rover, e a cena parece mais empoeirada do que o normal devido a uma tempestade regional de poeira.
O Curiosity explorou a Vera Rubin Ridge desde Setembro de 2017. E agora ele parte para uma unidade do Monte Sharp rica em argila, que localiza-se ao sul da Vera Rubin Ridge. Minerais argilosos nessa unidade podem conter pistas sobre os antigos lagos que ajudaram a formar os níveis mais baixos do Monte Sharp.
Para mais informação sobre o rover Curiosity da NASA, acesse:
Fonte:
https://www.nasa.gov/feature/jpl/curiosity-says-farewell-to-mars-vera-rubin-ridge