Enquanto milhões de pessoas observavam o eclipse total do Sol do dia 21 de Agosto de 2017 em solo norte-americano, o satélite internacional de observação solar Hinode registrava o evento do espaço enquanto orbitava o planeta Terra. Os pesquisadores processaram as imagens obtidas pelo satélite para montar o belo time-lapse mostrado acima.
Entre as muitas tarefas de pesquisa solar, as observações feitas pelo satélite do eclipse foram realizadas com a intenção de adicionar novos dados ao estudo científico da estrutura da coroa solar na região polar e ao mecanismo de jatos de plasma superaquecido que normalmente é gerado ali. Esses poderosos jatos podem algumas vezes gerar erupções que viajam entre 16 e 20 milhões de quilômetros no espaço.
As imagens foram feitas com o telescópio de raios-X do Hinode, o XRT, enquanto ele sobrevoava o Oceano Pacífico, a uma altitude de cerca de 680 km.
O Hinode é fruto de uma parceria entre a JAXA, o National Astronomical Observatory do Japão, a ESA, a NASA e a Agência Espacial do Reino Unido.
Para mais informações sobre o Hinode, visitem:
https://www.nasa.gov/mission_pages/hinode/index.html
Aprenda tudo sobre o eclipse de 21 de Agosto no site especial da NASA sobre o fenômeno:
Para mais informações sobre os parceiros da NASA e do Hinode, visitem:
https://www.gov.uk/government/organisations/uk-space-agency
Fonte: