Os meses de Maio e Junho de 2017 foram meses com muito trabalho para a sonda Cassini da NASA, uma série de complexos links com as estações da NASA e da ESA foram feitos para dar apoio à chamada radio science, como parte da fase final da missão conhecida como Grand Finale.
Na chamada radio science, os especialistas analisam os sinais transmitidos pela Cassini para a Terra, para extrair informações importantes sobre como a gravidade afeta o movimento da sonda, ou como a matéria existente por onde os sinais viajam os afetam.
Desde que chegou em Saturno a sonda Cassini está focada em mapear o interior do planeta e a sua gravidade com detalhes incríveis, e determinar a massa total dos anéis, para que os astrônomos possam entender como eles se formaram. Os padrões irregulares no anel aparecem e desaparecem devido à influência gravitacional do satélite Pã, que orbita Saturno dentro da Falha de Encke.
A sonda Cassini está fornecendo ideias sobre como e quando os anéis se formaram, bem como a sua relação com Saturno e os satélites.
As observações necessitam de uma meticulosa sequência de contatos com as estações em Terra, usando para isso cinco antenas da NASA da Deep Space Network e mais as antenas da Deep Space Network da ESA na Argentina e em Nova Norcia, na Austrália. Alguns desses links com a Cassini chegam a durar mais de oito horas.
Fonte:
http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2017/07/Mind_the_gap